lawtech

Ferramentas de Lawtech que ajudam no dia a dia do advogado

Lawtech, ou Law Technology, é um termo utilizado nos últimos anos para denominar startups jurídicas que oferecem novas ideias em forma de produto ou serviço para aprimorar todo o universo jurídico, desde cidadãos a tribunais. Sinônimo de legaltech, essas empresas são baseadas em soluções tecnológicas e se constituem como ferramentas imprescindíveis na rotina de um advogado.

Listamos algumas para você conhecer, mas, antes, é preciso falar sobre como a tecnologia assumiu um papel importante no setor jurídico. Acompanhe.

A importância da tecnologia no mundo jurídico

Você sabia que a tecnologia no mundo jurídico não se limita aos aplicativos de organização pessoal e ao processo eletrônico? Muitos operadores do Direito estão em constante contato com essas duas soluções, mas as ferramentas lawtech já chegaram em outro patamar.

A revolução digital que vem atingindo todas as áreas de conhecimento também está muito presente no Direito. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), já são mais de 50 startups jurídicas com diversas abordagens. Podemos separá-las em:

1. Jurimetria, análise e compilação de dados;

2. Automação e gestão de documentos jurídicos;

3. Conteúdo jurídico (portais de informação, notícias e legislação);

4. Consultoria jurídica;

5. Monitoramento e extração de dados públicos;

6. Gestão de departamentos jurídicos e escritórios;

7. Inteligência Artificial para poder público e tribunais;

8. Rede de conexão de profissionais do Direito;

9. Resolução de conflitos online.

Essa amplitude de soluções facilita a rotina de qualquer profissional de Direito, aumentando a produtividade consideravelmente. Entretanto, diante dessas tecnologias, existe o temor de que o papel do advogado será diminuído.

Para os representantes da AB2L, a inteligência artificial está focada em otimizar o tempo gasto com processos automáticos, padrões. Assim, restará ao advogado mais tempo para se dedicar à resolução de problemas complexos. As lawtechs não possuem o serviço customizado como objetivo.

Ferramentas lawtech

As ferramentas lawtech vieram para complementar o trabalho do advogado. Elas atuam de diversas formas, e para que você entenda melhor, listamos algumas diversificadas.

JusBrasil

O JusBrasil é a mais acessada plataforma de tecnologia jurídica do mundo. Seu maior objetivo é conectar pessoas à Justiça, fornecendo informação acessível a todos. Assim, o cidadão sem conhecimento legal consegue compreender melhor seus direitos e deveres.

Além desse objetivo, a lawtech concentra informações jurídicas, sendo um importante local de consulta de operadores do Direito. Você, provavelmente, já utilizou o JusBrasil para consultar um artigo ou uma jurisprudência, certo? A plataforma contém informações de tribunais brasileiros e de Diários Oficiais.

Por fim, o JusBrasil também promove o acesso à justiça, uma vez que conecta advogados e clientes, mesmo que estes últimos tenham pouco poder aquisitivo. A ideia do site era resolver o “Justice Gap” (distância entre ter um direito e fazê-lo ser respeitado), e, aparentemente, deu certo: são quase 500 mil conexões por ano entre profissionais e clientes.

Mediação online

De acordo com o relatório “Justiça em Números”, do CNJ, em 2016, tivemos 30 milhões de novos casos, e um processo pode tramitar por até 7 anos. Esses dados, aliados ao baixo número de servidores e membros nos tribunais, explicam a morosidade do Judiciário.

Diante dessa situação, tem se tornado cada vez mais comum a busca por uma resolução alternativa de conflitos. Pensando nisso, em 2014, a advogada Melissa Gava fundou a lawtech “Mediação Online”. Como o próprio nome sugere, é uma plataforma de mediação extrajudicial virtual.

A solução atende a pessoas físicas e jurídicas, apesar de que 80% dos casos sejam corporativos. Ela atua na gestão, resolução e prevenção de conflitos. É importante lembrar que os acordos extrajudiciais não precisam ser homologados na Justiça, mas podem ser executados nela.

No mesmo sentido, a plataforma Sem Processo objetiva realizar acordos diretamente com as empresas, sem intermediários ou a interferência do Poder Judiciário, nos casos de Direito do Consumidor.

Mas como essa lawtech influencia positivamente na rotina do advogado? De duas formas. A primeira é que, por contribuir para desabarrotar o judiciário, os processos em que a advogado representa a parte podem ter menor duração. Esse efeito só será sentido a longo prazo. Porém, um efeito imediato é se o próprio advogado sugerir ao cliente essa solução. O caso pode ser resolvido fora da Justiça e o profissional será remunerado pelo seu trabalho com mais rapidez.

Jota

O Jota é uma lawtech do tipo portal de informação, alimentado por jornalistas com conhecimento denso no mundo jurídico. Em descrição própria, o “Jota traz notícias exclusivas, análises e informações de bastidores com valor para quem vive do Direito”. É um site muito acessado por abordar a justiça, política, advocacia, carreira e outros temas.

Aurum

Astrea, da Aurum, é um software jurídico voltado para advogados autônomos, escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos. Seu objetivo é modernizar a gestão por meio do gerenciamento de informações do negócio jurídico.

Dentre suas funcionalidades, estão:

1. Cadastro automático de processos;

2. Atualização automática de processos;

3. Busca nos diários oficiais;

4. Gestão de processos e casos;

5. Controle avançado de prazos.

Ter um software jurídico é sinônimo de aumento na produtividade e na eficácia da prestação de serviços jurídicos. Caso você ainda não utilize algum, pesquise aquele que melhor se adéqua a sua necessidade.

Jurídico Certo

A Jurídico Certo é uma plataforma de conexão de advogados, escritórios de advocacia, empresa e correspondentes jurídicos. Atualmente, possui 94 mil profissionais cadastrados e 45 mil escritórios e empresas.

Em uma frente, o site faz a ponte entre o cidadão e um advogado adequado para o caso apresentado. Não é uma consulta jurídica, mas uma intermediação das duas partes. Em outra frente, ela fornece a contratação de correspondentes jurídicos por escritórios que precisam realizar alguma diligência fora do seu local de atuação.

Nessa mesma proposta da advocacia de apoio, existe a plataforma Advogado Correspondente e o JurisCorrespondente. Se você é um advogado autônomo, a correspondência jurídica pode ser uma boa forma de ganhar uma renda extra.

Santo Contrato

Já pensou contar com modelos confiáveis de contrato, com a gestão de documentos e com a segurança da assinatura digital? Esse é o foco da Santo Contrato, uma solução completa para gestão de contratos, que abrange a negociação, a elaboração, a edição e a assinatura digital.

Para proporcionar ao cliente uma boa experiência na gestão contratual, a plataforma utiliza um painel de gerenciamento, o armazenamento em nuvem, um sistema de notificação e um calendário. Dois pontos merecem especial destaque:

1. Modelos de contratos: a plataforma oferece modelos de contratos confiáveis, mas permite ao cliente utilizar seus próprios documentos. Além disso, é possível fazer uma edição colaborativa com a outra parte. As revisões e alterações são armazenadas para garantir a segurança. Por fim, o contrato é assinado digitalmente.

2. Serviço de negociação: a Santo Contrato oferece chat instantâneo, videoconferência e serviço de negociação imparcial para as partes. É possível discutir e negociar as cláusulas contratuais, bem como contar com o auxílio de um profissional especialista em negociação contratual.

O advogado pode usufruir de alguns benefícios com essa lawtech, como segurança jurídica, aumento da produtividade, economia de tempo e de dinheiro, agilidade e tranquilidade. Ótimo, não é mesmo?

Utilizar a tecnologia que uma lawtech proporciona se tornou fundamental para um advogado. Em uma rotina corrida, tudo aquilo que economiza tempo e dinheiro deve ser considerado. Informações, gestão de contratos, mediação, gestão jurídica, conexão com clientes e profissionais são apenas alguns exemplos de funcionalidades que as startups jurídicas fornecem.

Se você se interessou pela Santo Contrato, entre em contato conosco para descobrir como a solução pode lhe auxiliar no dia a dia e até a próxima.

Clique no botão abaixo e faça um teste na Santo Contrato!

About The Author

Marcel Boff

Sócio Fundador e CEO da Santo Contrato é advogado e especialista em métodos ágeis de desenvolvimento de negócios.

Deixe seu comentário